Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Origem do nome Caminha

Origem do nome Caminha
 

A origem do nome da vila de Caminha é rodeada de mistério, havendo diversas hipóteses sobre o seu aparecimento.

Entre elas estão as seguintes:

Terá surgido das palavras Caput Minii, que significa cabeça do Minho; Caminio, nome de um fidalgo galego; Cambinha que quer dizer praia pequena e Caminia ou Camina que significa grande floresta sombria.

Há, no entanto, uma lenda recolhida por Arlindo de Sousa que é muito curiosa.

Conta essa lenda que, certo dia, andando Jesus Cristo e S. Pedro a passear pela zona da foz do Minho, avistaram, do cimo de um monte, a localidade junto à foz do referido rio. Pedro terá então perguntado a Cristo que terra era aquela, ao que este lhe terá respondido:

“Caminha Pedro, caminha que é uma terra de ladrões!”. Daí o nome Caminha.

Não fiquem os actuais habitantes ofendidos mas, curiosamente, pode haver algo de verdadeiro nesta história, pois as terras de fronteira eram difíceis de povoar em épocas em que as guerras eram quase permanentes e Caminha juntava a tudo isto, o facto de ficar na foz de um rio, o que duplicava o perigo, pois os ataques de piratas eram recorrentes.

Não é por isso de admirar que alguns Forais prometessem o perdão das penas a alguns perseguidos pela justiça, levando muitos, para conseguir o perdão das penas, a ir viver para essas terras. Teria sido este o caso de Caminha, que recebeu Foral em 1284, passado por D. Dinis, por necessitar de povoar tão estratégico local.
Outros locais com semelhanças deste registo foram Monsanto, Noudar e Castro Marim. Também perseguidos pela justiça para ai foram viver, ocupando e defendendo essas terras, ganhando assim o direito de viver em liberdade.

Embora ainda sem certezas da origem do nome, ficam registadas as diferentes hipóteses.

  1. Alberto Jorge Silva Rocha Amorim11-06-12

    Vim viver para Caminha (Seixas),por opção de vida e ñ vim fugido a nada nem a ninguáem vim simplesmente pela beleza destas terras do Alto Minho e das suas gentes hospitaleiras e amigas .Vivo já lá vão 13 anos nesta terra k considero a minha terra…

Deixar um comentário

Facebook Like Box provided by orange county plumbing